domingo, 29 de abril de 2012

Vereadora Dra. Cláudia





A Vereadora Dra. Cláudia (DEM) entregou sua homenagem à senhora Lygia Márcia Pacheco de Souza, pelo brilhante trabalho desenvolvido como enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde da Beira-Linha. Outra homenagem da Vereadora foi entregue ao Colégio São Paulo, na pessoa de sua Diretora Irmã Ana Paula de Britto, Irmã Estella Marina de Barros Souza e Irmã Luciana Machado Alves, pelo transcurso do 85º aniversário de fundação daquela escola.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vereadora Dra Cláudia Lauand




A Vereadora Dra Cláudia (DEM) abriu os debates agradecendo a homenagem feita a seu pai, na inauguração do Mercado Popular Elian Jorge Lauand. A Vereadora falou da emoção de toda sua família. Dra. Cláudia também debateu a questão da cidade estar toda fechada em pleno feriado, o que no seu entendimento não é condizente com uma cidade que se diz turística. A Vereadora comentou ainda o envolvimento da empresa Delta, que está fazendo a obra do novo Fórum, ao lado da Prefeitura, em várias polêmicas.

Noticías de Teresópolis

Prefeitura inaugura o novo Mercado PopularEm homenagem, espaço ganha o nome do comerciante Jorge Elian Lauand

Teresópolis, 24 de abril de 2012
- Voltada para a população, mais uma realização do Governo Municipal de Teresópolis foi concretizada no último sábado, 21: a inauguração do Mercado Popular Jorge Elian Lauand. O espaço fica anexo à Praça de Esportes Radicais, na Rua Waldir Barbosa Moreira, na Várzea, e servirá para atender os vendedores autônomos, que há cerca de um ano trabalhavam numa estrutura montada pela Prefeitura em parte do terreno onde funciona a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, também na Várzea. Políticos, empresários, secretários municipais e muitos visitantes compareceram à cerimônia, presidida pelo Prefeito Arlei.

“É com muita alegria e satisfação que entrego a esses comerciantes o Mercado Popular Jorge Elian Lauand. Estamos dando dignidade a esses trabalhadores. Camelódromo, nunca mais. As dificuldades podem ser grandes, mas a vontade de fazer é muito maior”, declarou Arlei.


Com uma área de aproximadamente 580m², o novo mercado tem 50 estandes e sanitários para expositores e usuários, proporcionando mais conforto aos visitantes, sendo dois adaptados para pessoas portadoras de deficiência física. A estrutura é metálica e tem uma parte em alvenaria, feita em blocos estruturais envernizados. O objetivo da Prefeitura foi de acomodar os vendedores autônomos próximo ao seu ponto original de trabalho num espaço definitivo, de qualidade e com uma boa estrutura, resolvendo definitivamente a questão do comércio informal no município.


Em seu discurso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Eduardo Breder, afirmou que “este é um grande empreendimento para o desenvolvimento econômico da cidade porque gera empregos e renda. Entre titulares e suplentes, temos, hoje aqui no mercado, 70 expositores como empreendedores individuais, adequadamente preparados e capacitados para o comércio de suas mercadorias. Além disso, o local também será considerado um ponto de atração turística, onde nos finais de semana, além do comércio, faremos em conjunto com a Secretaria de Cultura eventos culturais como já acontece na Feirinha de Teresópolis.”


Filha do falecido comerciante Jorge Elian Lauand, a Vereadora Claudia Lauand agradeceu a homenagem ao pai. “Dar o nome do meu pai, que sempre foi um comerciante do município, ao mercado popular é uma grande e bonita homenagem. Eu e toda a minha família estamos muito felizes e honrados por isto. Agradeço ao Prefeito Arlei e toda a sua equipe de governo e aos vereadores que aprovaram por unanimidade esse projeto. Espero sinceramente que esses empreendedores saiam daqui grandes comerciantes e que possam trazer muita prosperidade para Teresópolis”, disse Claudia.


Expositores


Há 41 anos no comércio, a expositora Maria Menezes da Cunha agradeceu pelo novo local de trabalho. “Estou muito feliz e emocionada. Sei que daqui por diante só será vitória. Foi com esse trabalho que vivi toda minha vida nesta cidade, e agora me sinto recompensada. Obrigada Arlei”. Mariany Cristina dos Santos está estreando como comerciante no novo mercado popular. “É meu primeiro ano e estou apostando tudo. Agora legalizada pela Prefeitura me sinto mais segura como empreendedora individual. Estamos muito bem acomodados. O local está bonito, limpo e organizado, além de podermos deixar nossas mercadorias com segurança no local de trabalho e isso é muito importante porque muitos não têm carro e antes tinham que levar suas mercadorias embora ao final do dia”, opinou. Para o Presidente da Associação dos Vendedores Autônomos do Município de Teresópolis (Avamt), Fábio Quinteiro de Carvalho, o sonho está realizado. “O fim do camelódromo foi traumático para nós, mas agora o sonho está realizado”.

Visitantes e consumidores


A costureira Leilane Peixoto costuma comprar no mercado popular e comentou sobre as novas instalações. “Não poderia estar melhor. O local é maravilho e as mercadorias, além do preço bom, têm variedade e qualidade também. Está muito chique isso aqui”, brincou Leilane. O taxista Wanderlei Batista também elogiou o novo comércio. “O Prefeito está de parabéns. O povo merecia essa iniciativa tão bonita e necessária para o seu desenvolvimento. Fico feliz em ver a atenção desse Governo voltada para a população”, concluiu.

O Empreendimento


Visando o surgimento de novas empresas, o novo mercado popular tem o molde de funcionamento semelhante ao de uma incubadora. Todos os expositores foram registrados gratuitamente como empreendedores individuais pelo Sebrae-RJ e receberão acompanhamento para que sejam direcionados, futuramente, para o Núcleo de Empreendedorismo de Teresópolis. O faturamento mensal do antigo Mercado Popular girava em torno de R$ 22,5 mil. A projeção, segundo estatísticas do TereDados, é que este valor chegue a cerca de R$ 70 mil após um ano de funcionamento do novo espaço.

De acordo com o Regulamento Interno, o expositor deverá ser residente de Teresópolis há, no mínimo, cinco anos. É proibida a comercialização de um mesmo produto por mais de cinco expositores e cada vendedor ou pessoas com o mesmo endereço só poderão ter um box. O estatuto prevê ainda que não será possível que uma mesma pessoa seja representante em um estande e assistente em outro, e vice-versa.


Para que o funcionamento do local aconteça regularmente, a Secretaria Municipal de Fazenda fará fiscalização contínua e a Guarda Municipal ficará responsável pela segurança da área. O Mercado Popular Jorge Elian Lauand funcionará de segunda a sábado, das 8h às 20 horas.


Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves

sexta-feira, 20 de abril de 2012

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS

As informações aqui contidas não produzem efeitos legais.
Somente a publicação no DJERJ oficializa despachos e decisões e estabelece prazos.

Processo No 0003285-90.2012.8.19.0061

 
TJ/RJ - 20/04/2012 17:29:02 - Primeira instância - Distribuído em 16/02/2012
 

 
Comarca de Teresópolis 2ª Vara Cível

Cartório da 2ª Vara Cível
 
Endereço: Lúcio Meira   375    
Bairro: Centro
Cidade: Teresópolis
 
Ação: Desapropriação por Utilidade Pública / DL 3.365/1941 / Intervenção do Estado na Propriedade
 
Assunto: Desapropriação por Utilidade Pública / DL 3.365/1941 / Intervenção do Estado na Propriedade
 
Classe: Desapropriação
 
Autor ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Réu IMOBILIARIA TERRITORIAL ERMITAGE LIMITADA
 
Advogado(s): TJ000008  -  PROCURADOR GERAL DO ESTADO
RJ017219  -  MARIO DIAS DE MESQUITA
RJ163215  -  THIAGO ANDRADE SOUSA
 
 
Tipo do Movimento: Decisão em Audiência - Concedida em parte a Antecipação de Tutela
Juiz: MAURO PENNA MACEDO GUITA
Data da decisão: 20/04/2012
Descrição: VER INTEGRA:"(...)6- Pelo exposto, DEFIRO A IMISSÃO ANTECIPADA do expropriante na posse da área expropriada, condicionada tal imissão ao valor global encontrado pelo perito em seu laudo de avaliação prévio, uma vez que o...

Ver íntegra do(a) Decisão
 
 
Processo(s) no Tribunal de Justiça: Não há.
 
Localização na serventia: Aguardando Audiência
 
 
Os autos de processos findos terão como destinação final a guarda permanente ou a eliminação, depois de cumpridos os respectivos prazos de guarda definidos na Tabela de Temporalidade de Documentos do PJERJ.

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS



SENADOR MAGNO MALTA EM TERESÓPOLIS


                        Dia 27/04, próximo, às 19 horas, no Espaço Higino, localizado na Avenida Oliveira Botelho, nº 365, Alto, o Senador Magno Malta, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Família, realizará o Seminário: “O fortalecimento da sociedade a partir da família”, abordando diversos e fundamentais temas, cuja importância e relevância têm tomado todo o país, entre os quais: a questão do aborto, a prevenção às drogas, o abuso de vícios, a homofobia, a pedofilia que, segundo o Senador, é das maiores desgraças que tem consumido a vida nacional, mas também sobre a legalidade que o STF impôs à chamada marcha da maconha e as razões que levaram à sociedade brasileira a repudiar os chamados “Kits gays”. Dentro de uma proposta e perspectiva de tolerância, respeitando a opinião alheia, mas também exercendo o direito de defender uma opinião e um ideário a favor da família.
                        O Senador Magno Malta (PR-ES) é uma das principais lideranças políticas do país na atualidade e tem se destacado por sua luta incessante a favor da família, como célula primordial de organização e manutenção da sociedade. Foi Presidente da CPI da Pedofilia que trouxe importantes avanços do combate a este tipo de crime.
                        A entrada é franca e a presença de todas as pessoas preocupadas com o futuro de nossa cidade e país é fundamental.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS

A Prefeitura de Teresópolis convida para a inauguração do Mercado Popular Elian Jorge Lauand, 



localizado na Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, 136, Várzea (ao lado da Rodoviária), que acontece 
neste sábado, 21 de abril, às 10h.

Contamos com sua cobertura.





Boletim Defesa Civil - números atualizados


Boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis às 17h30 desta terça-feira, 17, informa que desde o dia 6 de abril, quando ocorreu forte chuva no município, foram feitas 735 vistorias técnicas e 548 interdições de residências. O temporal deixou 24 feridos e 5 óbitos. Permanecem abrigadas 179 pessoas em dois pontos de apoio (Centro Educacional Rose Dalmaso - Cedal, no bairro de São Pedro, e Ciep 475 – Professor Sebastião Mello, no Rosário). 

Com base no número de vistorias realizadas, a estimativa é que existam 2.192 pessoas desalojadas (população em casas de parentes ou amigos). De acordo com o que orienta a Secretaria Nacional de Defesa Civil, este cálculo é feito com base em um número de quatro pessoas por família / residência.  

Os bairros mais afetados são Coreia, Santa Cecília, Araras, Fonte Santa, Granja Primor, Vale da Revolta, Pimentel, Perpétuo, Rosário, Fátima, Quinta Lebrão, Meudon, São Pedro, Morro dos Pinheiros, Tijuca e Alto. 




Pregão cancelado


A Prefeitura de Teresópolis informa que, apesar de se tratar de um procedimento de rotina, para atender aos eventos realizados durante todo o ano pelas secretarias municipais, bem como garantir a alimentação dos funcionários municipais que trabalham de plantão em eventos, como Carnaval, Festa do Produtor Rural e ChocoSerra, entre outros, está cancelando o registro de preços para coquetel e coffe break realizado no dia 12 de abril, uma vez que o procedimento ainda não foi homologado. 

 

Pelo registro de preços, a Prefeitura retira e paga somente pelo serviço que utilizar, independentemente do valor total do pregão.

 

Esse registro de preço é feito para que, caso haja algum evento, o serviço possa ser retirado do pregão e efetuado pela empresa vencedora, que apresentou o menor preço, conforme estabelece o Art. 2º do Decreto Municipal 2.970/2002, que diz que “a administração não estará obrigada a adquirir/contratar os materiais/serviços da detentora da ata de registro de preços”.

 

A administração municipal tem pleno respeito e consciência dos últimos acontecimentos no município e sabe como deve ser empregado o dinheiro público.

 

A Prefeitura de Teresópolis está vinculada ao Portal da Transparência, através do qual qualquer cidadão pode acompanhar os gastos e investimentos da administração municipal, e que pode ser acessado pelo site www.teresopolis.rj.gov.br. 




sexta-feira, 13 de abril de 2012

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS


Números atualizados

Números atualizados - Chuva em Teresópolis‏


Boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis 
nesta 
sexta-feira, 13, informa que desde a última sexta-feira, 
dia 06 de abril, quando ocorreu forte chuva no 
município, foram feitas 720 vistorias técnicas e 541 
interdições em imóveis nas localidades de Santa 
Cecília, Coréia, Fonte Santa, Granja Primor, Vale da 
Revolta, Pimentel, Rosário, Perpétuo, Fátima, Quinta 
Lebrão, Meudon, São Pedro, Tijuca, Morro dos 
Pinheiros e Alto. A fatalidade deixou 24 feridos e 5 
óbitos. Permanecem abrigadas em pontos de apoio 
274 pessoas. Com base no número de vistorias 
realizadas, a estimativa é que existam 1.890 pessoas 
desalojadas (população em casas de parentes ou 
amigos). De acordo com o que orienta a Secretaria 
Nacional de Defesa Civil, este cálculo é feito com base 
em um número de quatro pessoas por família / 
residência.  

quinta-feira, 12 de abril de 2012

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS

 Vereadora Dra. Cláudia (DEM) foi aprovada moção que pede ao Município se estude a viabilidade de contratar um médico especialista em otorrinolaringologia para a rede pública de saúde.


Claudia Lauand
CAMARA MUNICIPAL LOTADA

hoje haviam muitas agentes de creches que estavam reivindicando seus direitos de terem de ser incluídas no plano de cargos do Magistério , e tb da adequação dos seus cargos , visto que elas estão nomeadas na secretaria de administração e trabalhando na Educação , iremos somar forças para com essa categoria para lutar por melhorias e pelo plano de cargos e salários não só das agentes de creche mas como todos os servidores públicos!!
Dra Cláudia Lauand lutando pelos funcionários publico desta vez ela lutar pela valorização dos funcionários das creches que estão lutando pelo reconhecimento da classe como agente de creche que hoje são agente de creche e são lotados na administração e com o reconhecimento eles serão lotados na educação a Dra Cláudia Lauand esta  sempre lutando pelos funcionários públicos


assinamos a proposição que torna LEI o investimento de pelo menos 3 % do orçamento do município em CASAS POPULARES , o que vale dizer que anualmente fica o executivo obrigado a investir pelo menos cerca de 500 mil a 600 mil em casas populares . MORADIA E HABITAÇÃO E PRIORIDADE PARA NOS !!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS



De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil às 19h desta quarta-feira, 11, existem 274 desabrigados em Teresópolis por conta do temporal do dia 6 de abril. Essas pessoas estão alojadas em seis pontos de apoio: Centro Educacional Rose Dalmaso - Cedal, no bairro de São Pedro; Igreja Católica no Pimentel; Escola Municipal Marília Porto, em Santa Cecília; Ciep Sebastião Mello, no Rosário; Associação de Moradores do Vale da Revolta e Escola Municipal em Vargem Grande. 
Foram interditadas 516 casas e realizadas 680 vistorias técnicas. 

NOTÍCIAS DE TERESÓPOLIS



Números
Boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira, 11, às 
10h30, informa que desde a última sexta-feira foram feitas 
641 vistorias técnicas e 509 interdições no município, com 5 
óbitos e 24 pessoas feridas. Permanecem alojadas em 
pontos de apoio 232 pessoas desabrigadas.

No Pimentel, Rosário, Santa Cecília, Bom Retiro e Prata 
foram destruídas 26 casas. 

Agentes da Defesa Civil estão mobilizados e dando 
continuidade às vistorias técnicas, nesta quarta, nos bairros 
Santa Cecília, Rosário, Perpétuo, Fonte Santa, Quinta 
Lebrão, Vale da Revolta, Prata e Bom Retiro.


O Secretário de Segurança Pública, Marco Antônio da Luz, coordenou os trabalhos  
Representantes da Prefeitura e de entidades se reúnem para finalizar formato da pesquisa que será feita nos comércios atingidos pela chuva do dia 6