segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Inmet prevê tempo chuvoso para o Rio até quarta-feira


02/01/2012 16h57 - Atualizado em 02/01/2012 16h57


Defesa Civil municipal recebeu 35 chamados até o final da manhã.
Temperatura deve permanecer estável até o meio da semana.

Alba Valéria MendonçaDo G1 RJ

O carioca vai ter de esperar um pouco mais para ver o brilho do sol em 2012. De acordo com o previsor Almerino Marinho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que cai no Rio desde o dia 31 de dezembro deve continuar até a próxima quarta-feira (4). Segundo Marinho, a chuva vai continuar praticamente sem parar nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3) na cidade.
“A chuva é resultado da associação de uma frente fria com uma zona de convergência do Atlântico Sul, que traz nuvens carregadas para a região. Por causa disso, a temperatura deve permanecer estável, com média de 26 graus. Na quarta-feira (4) ainda vai chover, mas com bem menos intensidade, na cidade”, disse Marinho, destacando que podem ocorrer na noite desta segunda-feira (2) pancadas de chuva mais fortes no Norte do estado.
A Defesa Civil municipal registrou, até o fim da manhã desta segunda-feira (2), 35 chamados, sendo a maioria para rachadura e infiltrações em imóveis, sem vítimas e sem maior gravidade. Os locais que concentraram mais chamados foram os bairros de Realengo e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e no conjunto de favelas da Maré, em Bonsucesso, no subúrbio, com três chamados cada um.
Baixada Fluminense em alerta
Ruas alagadas em Duque de Caxias depois da cheia do Rio Saracuruna (Foto: Reprodução TV Globo)Ruas alagadas em Duque de Caxias
(Foto: Reprodução TV Globo)
Na Baixada Fluminense, o município de São João de Meriti, segundo a assessoria da prefeitura, está em estado de atenção devido à previsão de mais chuvas para a cidade. De acordo com a prefeitura, nas últimas 72 horas choveu o equivalente a 50mm e nas próximas 24 horas pode cair mais 35 mm de chuva. O nível dos rios Pavuna e Meriti subiu, mas não houve registro de transbordamentos. A Defesa Civil da cidade recebeu seis chamados para casos sem gravidade, de queda de muros.
Mais cedo, o Instituto de Estadual do Ambiente (Inea) informou que está monitorando o nível dos rios de São João de Meriti e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, devido à possibilidade de transbordamentos.
Chuva preocupa na Região SerranaJá na Região Serrana, a chuva preocupa, principalmente na cidade de Nova Friburgo, onde
em 48 horas choveu a metade do esperado para o mês todo. A cidade está em alerta máximo desde domingo (1º). Cerca de 300 pessoas precisaram deixar suas casas em áreas de risco, na cidade.
Em Petrópolis, também na Região Serrana, a chuva provocou pequenos deslizamentos de terra. A Defesa Civil da cidade recebeu 86 chamados. Na Estrada da Saudade (Caminho do Fragoso, sem número), um deslizamento de terra interditou a via. Agentes da companhia de trânsito da cidade foram para o local, onde orientam motoristas. Em Pedro do Rio, dois quilômetros após a entrada do distrito, um deslizamento interditou a principal via. Equipes do DER já realizam a limpeza da estrada, com a liberação da pista prevista para o final do dia
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário