segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Por causa da chuva, Córrego Dantas sobe e deixa Friburgo em alerta


19/12/2011 09h12 - Atualizado em 19/12/2011 09h12


Casas foram inundadas durante o fim de semana. 
Moradores não teriam sido avisados de transbordamento do córrego. 

Do Bom Dia Rio


A chuva forte que atingiu Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, durante o fim de semana, deixou a Defesa Civil em alerta e moradores ilhados. O Córrego Dantas subiu e a correnteza levou a única passagem que servia, de forma improvisada, para a travessia de pedestres.
Desde a chuva de janeiro, que deixaramcentenas de mortos na região, duas pontes estão com estruturas comprometidas e foram interditadas para a passagem de veículos. Por causa da chuva do fim de semana, a passarela que havia sido improvisada para passagens de moradores foi levada pela água. A Defesa Civil informou que já solicitou a construção de uma ponte definitiva no local.
Ruas ficaram cheias de lama e casas que ficam próximas ao rio foram inundadas. “A gente pede, a gente pede, a gente cansa de pedir e nada eles fazem”, desabafou uma moradora.
De acordo com moradores do local, apesar da forte chuva, eles não receberam nenhum alerta para tomarem providências. A Cruz Vermelha, que estava no local fazendo um treinamento, se mobilizou e auxiliou os moradores.
De acordo com Marilene Ramos, presidente do Instituto Nacional do Ambiente, o alerta de transbordamento não foi dado.
“A sirene que está funcionando em Friburgo é para deslizamentos de encostas e não havia o nível de chuva suficiente. Entretanto, foram dados dois alertas de inundação. O que não aconteceu foi o alerta de transbordamento. Que acontece via SMS. Houve um problema técnico na estação que ainda está passando por fases de ajustes", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário