segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Justiça convoca mãe e irmão de Eloá para serem testemunhas


Lindemberg Alves chega ao Fórum de Santo André
Lindemberg Alves chega ao Fórum de Santo André Foto: Michel Filho / O Globo
Guilherme Voitch Com GloboNews - O Globo

SÃO PAULO - A juíza Milena Dias dispensou quatro testemunhas - sendo três de defesa - que falariam durante o julgamento de Lindemberg Alves, acusado de matar a ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, em outubro de 2008. Na alteração, foi incluído o nome da mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, e do irmão mais novo da adolescente como testemunhas de defesa, por uma decisão da Justiça. As informações são da GloboNews.
Antes do início do julgamento foram sorteados, entre 25 pessoas, os sete que iriam participar do júri, que ficou com a composição de seis homens e apenas uma mulher. Logo no início, a defesa exibiu uma série de reportagens da época em que ocorreu o crime. O julgamento, que acontece no Fórum de Santo André, deve durar no mínimo três dias.
Mãe de Eloá: ‘Não tenho ódio dele, mas espero que seja condenado’
O Ministério Público de São Paulo vai pedir a condenação do réu a 52 anos de prisão por ter certeza de que a bala que matou Eloá partiu da arma que o rapaz usava. Já a defesa vai assumir a linha de que Lindemberg sempre foi um bom moço.
Antes do início da sessão, a advogada do réu, Ana Lucia Assad, disse que o cliente “está calmo e tranquilo, porém ansioso”:
– Ele vem sendo crucificado e o exemplo disso é que ele deveria ter aguardado o julgamento em liberdade, pois não tinha antecedentes criminais, tinha endereço e emprego fixos.
Ana Lucia não deu detalhes sobre como vai proceder a defesa no julgamento. Apenas adiantou que vai exibir trechos do filme “Sem vestígios”, do diretor Gregory Hoblit, que conta a história de uma equipe do FBI que persegue um assassino que exibe seus crimes na internet.
A mãe de Eloá afirmou que “está tudo sendo muito difícil” e falou sobre a expectativa para o julgamento:
- Espero que Lindemberg seja condenado. Não tenho ódio dele, mas espero que seja condenado. Hoje de manhã orei a Deus para que a justiça seja feita.
Ao chegar no fórum, Ana Cristina foi aplaudida por pessoas que se aglomeravam na porta.
Réu tinha intenção de matar Eloá desde o início, diz promotoria:
Inconformado com o fim do relacionamento com Eloá, de 15 anos, Lindemberg, que à época tinha 22, invadiu armado o apartamento em que a garota morava com os pais. O cárcere privado durou mais de cem horas. Nesse período, outros três amigos de Eloá foram mantidos como reféns. No dia 18 de outubro, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM invadiu o local. Lindemberg atirou na ex-namorada e em uma das amigas dela, Nayara Rodrigues. Eloá morreu a caminho do hospital. Nayara foi atingida, mas sobreviveu.
Segundo a promotora Daniela Hashimoto, Lindemberg tinha a intenção de matar Eloá desde o início:
- Houve essa explosão da porta, os policiais não conseguiram ingressar imediatamente e ele teve tempo para tentar se refugiar e aí, ainda assim, podendo se render, atirou nas meninas.
Além do homicídio e da tentativa de matar Nayara e um policial militar que tentava negociar a rendição, Lindemberg também responde pelo crime de cárcere privado e disparos de arma de fogo. O réu está preso preventivamente na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo.
O júri de Lindemberg estava marcado para ocorrer em fevereiro do ano passado, mas uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em novembro de 2010, anulou a fase de instrução e o processo teve que voltar à fase inicial. O juri vai contar com 19 testemunhas - sendo 14 da defesa e cinco da acusação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário