| Fundação Abrinq prossegue com Projeto de Formação de Jovens Líderes em Teresópolis |
| Estudantes responderam um questionário para avaliar seus conhecimentos sobre riscos de desastres naturais |
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Teresópolis, 15 de fevereiro de 2012 – Com o objetivo de dar prosseguimento ao Projeto de Formação de Jovens Líderes da Região Serrana, iniciativa da Fundação Abrinq que visa à formação de estudantes das escolas públicas sobre riscos de desastres naturais, uma equipe da instituição esteve nas escolas municipais Cedal e Cerom, em São Pedro, nesta quarta-feira, 15. Os coordenadores do projeto aplicaram um questionário para os alunos que visa avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Além disso, fizeram uma reunião com os professores e a direção das unidades escolares para informá-los sobre as oficinas de capacitação voltadas para o corpo docente, previstas para acontecerem no mês de março. “A nossa proposta é fornecer aos alunos e a toda equipe escolar conhecimentos sobre os riscos de desastres e também sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, pois a ideia é formar jovens líderes, especialmente onde há Nudec´s instalados, como ocorre no bairro de São Pedro, com Núcleos Comunitários de Defesa Civil no Perpétuo e no Rosário”, explicou o coordenador regional da Abrinq, Rodrigo D’Almeida, agradecendo o apoio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Defesa Civil ao projeto. Para o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, a iniciativa é fundamental para conscientizar os alunos. “Esse trabalho da Fundação Abrinq é muito importante porque os nossos alunos vão adquirir o conhecimento necessário para saber lidar com as situações de emergência. Além disso, eles serão multiplicadores das informações em suas casas, alertando os familiares sobre os riscos de desastres”, avaliou. A Fundação Abrinq contratou o consultor James Allen para executar a linha de base do projeto, que tem por objetivo captar as informações que os participantes já possuem sobre os temas e ao final retornar para aplicar novos questionários e avaliar a eficácia dos treinamentos realizados. “Na maioria das vezes, as pessoas sabem o que devem fazer com relação aos bons hábitos para preservação do meio ambiente, como não jogar lixo em locais inadequados, visto que podem agravar os resultados de uma enchente, por exemplo, porém não colocam esse conhecimento em prática. É o que denominamos CAP, Conhecimentos, Atitudes e Práticas. E o nosso papel será entender esse processo de teoria e prática na comunidade”, ressaltou o cientista social. Capacitação De acordo com Rodrigo D’Almeida, da Abrinq, o Cedal e o Cerom foram selecionados para participar do projeto porque irão funcionar como pontos de apoio em casos de chuvas fortes nas comunidades localizadas em áreas de risco no bairro de São Pedro. Além de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo também foram contempladas com a iniciativa. Em Teresópolis, 68 estudantes, entre 14 e 18 anos, já passaram por um treinamento básico no final do ano passado e a próxima etapa, que terá duração de oito meses, com início em março e término em outubro, contará com oficinas para alunos e toda a equipe escolar, visando à formação de multiplicadores das informações sobre o tema. “Vamos promover um treinamento mais aprofundado, inclusive com a realização de simulados sobre evacuação escolar e funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme. Depois, virá a etapa de criação do Plano de Ação e Segurança Escolar – Pase, um documento que conterá o perfil histórico das escolas, apontando ameaças e vulnerabilidades desses centros educacionais, assim como suas capacidades e pontos positivos diante dos riscos de desastres naturais”, disse o coordenador. Abrinq A Fundação Abrinq é uma instituição sem fins lucrativos, e foi criada em 1990 - ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). A fundação tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Texto: Mara Lúcia Foto: Davi Almada |
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| Conselho Tutelar recebe equipamentos de informática do Conselho da Criança e do Adolescente |
Teresópolis, 15 de fevereiro de 2012 – Três computadores completos (monitor, mouse, teclado, duas caixas de som e no-break), uma impressora, um switch e um roteador foram entregues ao Conselho Tutelar de Teresópolis pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é a implantação do SIPIA (Sistema de Informação para Criança e Adolescente), serviço que visa melhorar o atendimento em defesa dos direitos da infância e da juventude. “O principal objetivo do CMDCA é dar prioridade ao atendimento à criança e ao adolescente, por isso deve existir sempre uma parceria entre os dois órgãos”, disse Marcelo Quintanilha, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os equipamentos serão instalados na sede do Conselho Tutelar, que funciona na Rua Darcy Menezes de Aragão, 51, Várzea. Além do empréstimo dos equipamentos – que é vinculado ao mandato do Conselho Tutelar em exercício, devendo ser renovado a cada nova gestão – o CMDCA pretende realizar cursos de capacitação baseados no SIPIA, sistema nacional de registro e tratamento de informação sobre promoção e defesa dos direitos fundamentais preconizados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Órgão permanente e autônomo, o Conselho Tutelar tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme os princípios estabelecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A Prefeitura Municipal mantém toda a estrutura necessária para o seu funcionamento, como sede, mobiliário, telefone fixo na sede e celular para plantão, veículo com motorista e pessoal de apoio administrativo. O conselho funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e o telefone de contato é (21) 3641-3019. Aos sábados e domingos, o atendimento pode ser acionado pelo (21) 8889-3929 ou pelo Disque Denúncia, o Disque 100. Texto: Fabiana Fuchs e Heliny Quintanilha Fotos: Davi Almada |
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| Reunião em Teresópolis amplia debate sobre o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos |
Teresópolis, 15 de fevereiro de 2012 – Realizada na manhã desta quarta, 15, reunião para dar continuidade à implementação do consórcio firmado entre Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto – também intitulado Serrana I – para o tratamento do lixo das quatro cidades no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o objetivo é a gestão integrada dos resíduos sólidos produzidos pelas quatro cidades. Realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Várzea, o encontro reuniu o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, André de Mello, e o Coordenador de Meio Ambiente do Município, Leandro Coutinho; o Secretário de Meio Ambiente de Carmo, Maxsandre dos Prazeres; o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Sumidouro, Cesar Machado, além do Superintendente de Políticas de Saneamento da SEA, Victor Zveibil, o engenheiro sanitarista da Secretaria de Estado, Marcio de Azevedo, e o consultor do Governo do Estado, Carlos Luz. Um dos assuntos tratados foi a conclusão do estatuto do consórcio intermunicipal, que foi definido por lei e aprovado pelo Legislativo dos quatro municípios, mas que ainda não foi finalizado. Outro tema debatido foi a execução da segunda fase do Aterro Sanitário de Teresópolis. Segundo o Coordenador de Meio Ambiente do Município, Leandro Coutinho, “esta etapa envolve a construção de uma usina de tratamento de lixo hospitalar, a implantação de uma usina de reciclagem de material de construção civil e a criação de um galpão para triagem e reciclagem do lixo produzido nos cinco municípios. Tudo em parceria com o Governo do Estado”, resumiu. “Já temos um protocolo de intenção entre todos os municípios, mas precisamos avançar na formatação do estatuto. Sabemos que sozinhos os municípios não são capazes de manter os seus sistemas de resíduos sólidos, por isso o governo do Estado lançou o programa Pacto pelo Saneamento, para acabar com os lixões e incentivar as cidades a se consorciarem para cumprir a política nacional de resíduos sólidos”, explicou o Superintendente de Políticas de Saneamento da SEA, Victor Zveibil. Zveibil disse ainda que os consórcios intermunicipais podem ter prioridade nos programas federais e estaduais de repasse de recursos para serem aplicados nesta área. “O município que deixa de jogar resíduos sólidos em lixões e leva para aterros sanitários tem um multiplicador a mais no ICMS Verde, uma parcela do imposto que é redistribuída entre os municípios com unidades de conservação ambiental e aterros sanitários”. O Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, André de Mello, ressaltou que a Prefeitura está empenhada em cumprir efetivamente a política de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. “O Governo Arlei tem interesse na implementação desse consórcio intermunicipal, mesmo porque passa a ter mais possibilidade de receber recursos para o seu desenvolvimento, tendo em vista a preservação ambiental e a melhor qualidade de vida da população”, disse. Destinação correta do lixo Inaugurado em julho de 2009 e instalado numa área de 115 mil metros quadrados no km 75,5 da Estrada Rio-Bahia, no bairro Fischer, o primeiro aterro sanitário consorciado do Estado do Rio de Janeiro tem capacidade para absorver as 200 toneladas/dia de detritos produzidos por Teresópolis, mais as cerca de 10 toneladas/dia produzidas pelos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. A proposta do aterro consorciado é do Governo do Estado, dentro do Pacto pelo Saneamento, criado para erradicar os lixões no Rio de Janeiro e levar coleta e tratamento de esgotos a 80% da população num prazo de dez anos. Seguindo o Programa Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, a Secretaria Estadual do Ambiente investiu cerca de R$ 5 milhões na construção do empreendimento, utilizando recursos do FECAM - Fundo Estadual de Conservação Ambiental. O aterro sanitário foi todo impermeabilizado, para evitar a contaminação do subsolo, e o lixo é coberto assim que chega. Um dos maiores causadores do efeito estufa, o gás metano produzido pelos detritos, é canalizado e queimado. O aterro também conta com estação de tratamento de chorume. Texto: Silvia Pimentel Fotos: Davi Almada |
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| Doenças sexualmente transmissíveis são temas de oficinas promovidas pelo PSF de Vargem Grande |
Teresópolis, 13 de fevereiro de 2012 – Com o objetivo de conscientizar os moradores sobre as doenças sexualmente transmissíveis - DSTs, a Prefeitura promoveu no último domingo, 12, no PSF de Vargem Grande, no 3º Distrito, oficinas e palestras sobre o assunto. A ação contou também com exames para detectar o vírus HIV, hepatite B e sífilis, distribuição de preservativos e sorteio de kits de higiene pessoal. “Aproveitamos a proximidade para o Carnaval para falar sobre as DSTs. Além de fornecer gratuitamente os preservativos explicamos sobre a importância de usá-los para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada”, frisou Bruna Salgueiro, enfermeira responsável pelo PSF, acrescentando que o uso excessivo do álcool também foi abordado nas palestras ministradas por estudantes de Medicina da Unifeso. Dulcineia Siqueira, de 40 anos, fez questão de participar do evento. “Como eu trabalho a semana inteira, foi bom a ação acontecer no domingo porque tive a chance de tirar algumas dúvidas sobre os métodos anticoncepcionais”, comentou a empregada doméstica. Para o comunicador Marçal Carvalho, dono de uma rádio comunitária na localidade, a atividade tem um cunho de responsabilidade social, “pois é fundamental que as pessoas tenham acesso à informação correta e que os tabus sobre sexualidade sejam esclarecidos”. Na ocasião, os participantes receberam orientações sobre planejamento familiar e puderam agendar exame de preventivo ginecológico e aferir pressão arterial e glicemia. Texto: Mara Lúcia Fotos: Davi Almada |
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| Moradores do Dente de Ouro ganham muro de contenção, rua asfaltada e calçada para pedestre |
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Teresópolis, 13 de fevereiro de 2012 – A comunidade do Dente de Ouro já pode comemorar as melhorias realizadas na região. Há cerca de um mês, a Prefeitura de Teresópolis vem trabalhando no local, realizando limpeza de ruas, retirada de barreiras, roçada, capina, asfaltamento e a construção de um muro de contenção de 25 metros de comprimento e seis de altura, feito logo na entrada do bairro, no início da Rua Marquês de Sapucaí. Nesta semana, trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos concluíram a construção do muro e estão renovando o calçamento da Rua Marquês de Sapucaí, que ganhou asfaltamento novo até a Ponte do Imbuí. A pavimentação terá caimento para o rio, facilitando o escoamento das águas das chuvas. O local, que também estava com a rede de drenagem obstruída por conta de um deslizamento de terra, ainda ganhou limpeza e novas manilhas, para garantir a durabilidade e qualidade do trabalho. Outra benfeitoria é a construção da calçada para pedestres, ao longo do muro, que foi concretada neste final de semana. O espaço ainda receberá um guarda-corpo, para segurança dos pedestres. O Vereador Mandinho vem acompanhando todas as obras realizadas pela Prefeitura na região, e agradeceu ao Prefeito Arlei e ao Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, pelo atendimento. “Agora vai ficar bom. O trabalho está bem feito, com qualidade e capricho. A comunidade está satisfeita e por isso queremos parabenizar a Prefeitura pelo esforço e trabalho realizado aqui no Dente de Ouro”, agradeceu Mandinho. Texto – Gisele Barreto Fotos – Davi Almada |
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| Teresópolis debate transparência e controle social da gestão pública |
| Entre as diretrizes aprovadas na 1ª Consocial está a criação de um conselho municipal do segmento |
Teresópolis, 13 de fevereiro de 2012 – Com o tema ‘A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública’, ocorreu no último final de semana, na Escola M. Maçom Lino Oroña, a 1ª Consocial – Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. Na ocasião, foram aprovadas propostas sobre o assunto e eleitos os delegados que irão representar Teresópolis na etapa estadual da conferência. A abertura do evento contou com a participação do Secretário de Governo, José Carlos Cunha, representando o Prefeito Arlei. “Quero parabenizar aos organizadores e a todos que se dispuseram a participar dos debates e dizer que tenho orgulho de fazer parte do governo que promove a primeira conferência sobre transparência e controle da gestão pública. Isso significa que temos uma gestão transparente e que defendemos a ampliação dos mecanismos de controle dos atos públicos”, frisou. A Procuradora Geral do Município, Rosilda Carvalho, que presidiu a conferência, ressaltou o objetivo da atividade. “A intenção foi promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. Além disso, acredito que encontrar instrumentos que facilitem a interpretação dos documentos públicos disponibilizados à população é um dos principais desafios desta conferência”, afirmou a Procuradora. No primeiro dia do evento, o publicitário Jorge Maranhão ministrou uma palestra de sensibilização para os participantes. “O instituto da conferência é recente na história da organização política da sociedade, mas fundamental para a implantação de programas e projetos que visem ao bem-estar da população, como a criação do Sistema Único de Assistência Social e do Plano Nacional de Segurança Pública”. Mestre em Filosofia pela UFRJ, Jorge Maranhão, que é fundador do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão, no Rio de Janeiro, também frisou a importância da democracia e da cidadania na vida social. Durante os dois dias seguintes foram discutidas propostas sobre o assunto e ao final do evento aprovadas 20 diretrizes que serão apresentadas na etapa estadual, que acontece entre os dias 17 e 18 de março, no Rio de Janeiro, e, se selecionadas, seguirão para a fase nacional, de 18 a 20 de maio, em Brasília. Na ocasião, foi realizada a eleição dos delegados que representarão a cidade na fase estadual. Propostas aprovadas Entre as propostas aprovadas na conferência estão a publicação e padronização, com ampla divulgação, das informações oriundas dos âmbitos federal, estadual e municipal de forma que permita o fácil entendimento a todos os cidadãos e a fomentação de cursos de capacitação para conselheiros de políticas públicas. A criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e que a corrupção ativa ou passiva seja tipificada como crime hediondo também foram selecionadas para serem encaminhadas para a próxima etapa, assim como a inclusão nos currículos escolares da disciplina Educação Fiscal, de modo a estimular a consciência de acompanhamento e controle de despesas e ações nos três poderes. Para a diretora executiva do Movimento Nossa Teresópolis, Rita Telles, a criação do conselho municipal do segmento é uma das propostas mais importantes para o município. “O conselho vai oferecer transversalidade para todos os colegiados já existentes na cidade e vai proporcionar maior efetividade à ação de cada um deles, pois atuarão de forma integrada”, avaliou a jornalista. As diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em todas as esferas. Texto: Mara Lúcia Fotos: Davi Almada |
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| Prefeitura executa serviços de calçamento e recomposição de galerias |
Teresópolis, 14 de fevereiro de 2012 - Com a trégua que as chuvas deram nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está trabalhando firme para corrigir os prejuízos na malha viária. Segundo o Secretário Denílson Moraes, os operários estão trabalhando em calçamentos e também na recomposição de vários locais devido às erosões causadas por deslocamento de galerias de águas pluviais. “Os trabalhos não param nem aos sábados. Os esforços são para tentar colocar em dia o trabalho acumulado. É grande o número de solicitações, muita gente foi prejudicada pela quantidade de chuvas dos últimos dias”, revelou Denílson. Nesta semana, um dos problemas resolvidos pela secretaria foi o fim de um alagamento existente nas imediações do Parque do Imbuí. Na Estrada Adelmar Tavares, uma das principais vias do bairro, aconteciam constantes inundações causadas pelas chuvas e pela falta de galerias de escoamento pluvial até o rio. A Prefeitura realizou a obra de drenagem no local e espera solucionar o transtorno. “Agora fazemos o monitoramento diário do local para prevenir mais problemas”, ressaltou o Secretário. Outro problema solucionado foi o afundamento de parte do piso da Rua Ivaí, em Araras. “Fizemos a intervenção na galeria, que estava com o alimentador de água rompido”, explicou o encarregado da obra. Para restabelecer o fluxo, a rede recebeu dez manilhas novas, de um metro cada. O afundamento na Rua Dr. Oliveira, na Barra do Imbuí, também já foi corrigido. O Secretário explica que, apesar da intervenção feita e do afundamento ter sido parcialmente aterrado, ainda existe uma depressão no local que está sendo acertada. Asfaltamento Nesta semana, além da pavimentação no Dente de Ouro, a Rua Alagoas, em Araras, foi beneficiada com o asfaltamento. A via recebeu 15 toneladas de asfalto para concluir a pavimentação. Limpeza Outras atividades executadas pela Prefeitura no início desta semana foram a capina e a limpeza das ruas dos bairros do Panorama e Alto. Texto – Gisele Barreto Fotos – Davi Almada |
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| Prefeitura define trânsito na Av. Alberto Torres durante o Carnaval |
| Por medida de segurança, circulação continua em meia pista na altura do Hospital São José |
Teresópolis, 14 de fevereiro de 2012 – Em reunião ocorrida nesta terça-feira, 14, na Prefeitura, com representantes do Hospital São José – HSJ - e do Governo Municipal, ficou decidido que o trânsito na Av. Alberto Torres, na esquina com a Rua Judith Maurício de Paula, continuará em meia pista, no sentido Alto, durante o Carnaval. Na ocasião, o engenheiro responsável pela obra informou ao Secretário de Governo, José Carlos Cunha, e ao Ouvidor Municipal, Luiz Carregal, sobre o andamento do projeto de reconstrução de parte do muro de contenção, que desabou no último dia 27 de dezembro. “O gabinete do Prefeito Arlei e a Ouvidoria receberam diversos pedidos da população para que as duas pistas fossem liberadas para o Carnaval, porém, a Defesa Civil e a empresa de engenharia que está executando a obra defendem a manutenção do trânsito em meia pista para segurança dos pedestres e motoristas que passam pela via. Por isso, pedimos a compreensão de todos”, afirmou o Secretário de Governo, informando que será colocado no local um tapume e reservada uma área para pedestres, e, se necessário, a presença de um guarda municipal para orientar o trânsito. De acordo com o diretor técnico do Hospital São José, Robson Pereira, a obra foi iniciada nesta segunda-feira, 13, depois de cumpridos todos os procedimentos técnicos e burocráticos. “Desde o desabamento do muro, estamos trabalhando para que esse problema seja solucionado o mais rápido possível, pois temos consciência dos transtornos causados. Foram feitos estudos do solo e planejamento detalhado do projeto. Além disso, providenciamos todos os documentos necessários, com entrada nos órgãos competentes, como o CREA. A previsão é de a obra esteja pronta dentro de 120 dias”, explicou. Maria do Socorro Alves Pereira, gerente executiva do HSJ, e Silnei Souza da Silva, coordenador de infraestrutura da unidade de saúde, também participaram da reunião. Representando a Soloteste Engenharia, empresa responsável pela obra, Jorge Roberto de Araújo, complementou dizendo que o projeto inclui mais duas etapas não emergenciais. “Além da recuperação de parte da estrutura que desabou, vamos reforçar a estrutura o restante da construção e reconstruir o muro de pedra localizado na Rua Judith Maurício de Paula, substituindo-o por concreto armado, que é bem mais seguro”, ressaltou o engenheiro. Texto: Mara Lúcia Foto: Davi Almada |
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| Prefeitura e SEBRAE se unem para fortalecer o turismo em Teresópolis |
| Revitalização da Feirinha é uma das principais metas |
Teresópolis, 9 de fevereiro de 2012 – Investir na recuperação econômica do município através do turismo, reestruturando atrativos, entre eles a Feirinha de Teresópolis, e elaborando um calendário de eventos com a marca da cidade. Este foi o destaque do encontro realizado na tarde desta quinta, 9, e que reuniu os secretários municipais Carlos Tucunduva (Turismo) e José Carlos Cunha (Governo), o Vereador Marcelo Oliveira, o coordenador da Feirinha de Teresópolis, Márcio do Vale, com o coordenador do Projeto do SEBRAE de Recuperação Econômica e Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Região Serrana, Olavo Ribeiro, além das consultoras Solange Viana, Bianca Mattos e Marilu Freitas. O propósito do programa do SEBRAE é promover o ressurgimento dos negócios nas cidades atingidas pela tragédia de janeiro de 2011, através de consultoria gerencial e técnica, planejando e implantando projetos de recuperação que possibilitem o retorno da geração de renda, a retomada e a garantida das oportunidades de trabalho. “O objetivo do Prefeito Arlei com esta parceria é reorganizar a Feirinha de Teresópolis e incentivar os seus visitantes a conhecerem também outros atrativos do município, bem como nossa rede hoteleira e gastronômica e o nosso comércio. E o SEBRAE é um parceiro que está levantando dados e dando subsídios à Prefeitura para caminharmos juntos nesta retomada econômica da cidade”, pontuou o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva. Feirinha O tema central do encontro foi a Feirinha de Teresópolis, principal atrativo turístico do município, com seus mais de 500 estandes de confecção e artesanato e praça de alimentação. Em janeiro o espaço foi alvo de uma pesquisa de diagnóstico, feita por consultores do SEBRAE que abordaram 370 visitantes, a fim de identificar o perfil do público e suas preferências. Os visitantes apontaram como pontos negativos a falta de sinalização que oriente as pessoas a localizarem os estandes de seu interesse na feira; a falta de estrutura das barracas – que são pequenas e a maioria não tem provadores; a dificuldade de estacionar os veículos; a pouca variedade e a repetição de produtos à venda; a falta de padronização de uniformes das pessoas que trabalham na praça de alimentação e a limpeza geral da área da Feirinha. As informações foram anotadas para serem corrigidas e solucionadas pela Prefeitura. “O turismo é um dos principais eixos de desenvolvimento de muitos municípios. Trazer o turista para Teresópolis é fundamental, e a Feirinha atrai público, que deve ser incentivado a conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Granja Comary, os restaurantes e a hotelaria, por exemplo. Que o visitante permaneça em Teresópolis, é isso que queremos”, explicou Olavo Ribeiro, coordenador do projeto do SEBRAE, adiantando que a próxima fase do programa é entrevistar os expositores da Feirinha para diagnosticar as suas demandas. O Vereador Marcelo Oliveira destacou o empenho na recuperação da economia do município, em parceria com o SEBRAE. “Parabenizo o Prefeito Arlei por querer solucionar as questões da Feirinha, sanando todos os problemas o mais rápido possível, melhorando a infraestrutura do espaço e criando atrativos para as crianças que visitam a feira e não têm muita opção de diversão. E esta parceria com o SEBRAE vem em boa hora para auxiliar, de acordo com o resultado das pesquisas, as mudanças necessárias”, opinou o Vereador Marcelo Oliveira. Perfil dos visitantes A pesquisa de diagnóstico feita pela consultora do SEBRAE, Bianca Mattos, foi realizada no início do mês de janeiro e abordou 370 visitantes da Feirinha de Teresópolis. Verificou-se que 70% dos visitantes eram do sexo feminino; a faixa etária variava de 25 a 40 anos. Quanto à escolaridade, 87% tinham Ensino Médio e Superior; 91% tinham renda acima de R$ 1.200; 47% eram visitantes principalmente do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 53% residiam na cidade. Do público pesquisado, 99% fizeram compras para uso próprio e 43% costuma visitar a Feira pelo menos uma vez por mês. Texto: Silvia Pimentel Fotos: Davi Almada |
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