terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Defesa Civil realiza reunião sobre funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme

 
Teresópolis, 3 de janeiro de 2012 – Com o objetivo de reforçar a estratégia de funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme nas 11 comunidades onde estão instaladas 19 sirenes em Teresópolis, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou, nesta segunda-feira, 2, no auditório da Câmara Municipal, uma reunião com presidentes das associações de moradores e líderes comunitários envolvidos com o projeto.

 

Segundo o Coronel Roberto Silva, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, a reunião foi planejada com a finalidade de reforçar o papel de cada agente no funcionamento do Sistema, desde o toque das sirenes até o encaminhamento dos moradores para os pontos de apoio.

 

“Nós temos hoje uma ótima estrutura no Sistema de Alerta e Alarme, com diversas pessoas envolvidas. Se for necessário acionar as sirenes, as pessoas treinadas pela Defesa Civil para nos apoiar devem estar cientes sobre como agir”, explicou.

 

Durante o encontro também foi colocada em pauta a utilização de pluviômetros, feitos com garrafas pet, para auxiliar na medição do nível da chuva. “Temos instrumentos na internet onde a população pode acompanhar os níveis pluviométricos, mas também temos instrumentos rudimentares, como os pluviômetros que podem ser fabricados na nossa casa. Tiramos esse material do meio ambiente como resíduo poluente e entregamos à população justamente para a prevenção”, analisou o Cel. Roberto Silva. Na ocasião, a Defesa Civil distribuiu pluviômetros para os líderes comunitários presentes.

 

Também participaram da reunião o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, representando o Prefeito Arlei, a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, e as funcionárias Adriana Mendes Chaves e Martha Manso Staub, representando as Secretarias de Saúde e Educação, respectivamente. O Vereador Carlão representou o Legislativo Municipal.

 

De acordo com o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, toda a equipe de gestão do governo está em alerta durante esse período de chuvas. “O Prefeito Arlei determinou que todos os secretários dessem todo apoio ao Coronel Roberto Silva e à Defesa Civil. Todos devem permanecer em Teresópolis para qualquer eventualidade, não se afastando do município neste período de férias”, finalizou. 

 

Pluviômetro Caseiro

 

O pluviômetro é um recipiente que armazena a água da chuva, marcando a quantidade em 1 hora ou 24 horas. Em Teresópolis, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil distribuiu pluviômetros feitos com garrafas pet para as comunidades classificadas como área de risco com ambas as marcações - 1 hora e 24 horas - onde é monitorado o nível de chuva que cai naquela área.

Os pluviômetros têm quatro marcações: amarelo (nível de vigilância), verde (nível de atenção), vermelho (nível de alerta) e preto (nível crítico). 

 

Sistema de Alerta e Alarme

 

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em 11 localidades do município consideradas de risco (Rosário, Perpétuo, Vale da Revolta, Fischer, Caleme, Granja Florestal, Pimentel, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Corta Vento e Coréia). Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberam aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores a locais seguros, chamados de ponto de apoio.

 

Texto: Heliny Quintanilha

Fotos: Roberto Ferreira


 
Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário